terça-feira, 23 de novembro de 2010

Celebridade - 2003

http://www.youtube.com/watch?v=oHWAzbI8tgY

9 comentários:

  1. Celebridade – 2003, de Gilberto Braga é a novela recordista em violões somando um total de 11 e a que mais merchandisings teve e que até hoje não foi batido por outra novela, além disso a novela gerou a revista FAMA, Editora Globo, que alimentava o mundo ficcional como sendo o real, trazendo as tendências da moda, culinária, turismo, decoração e o estilo e comportamento de todos os personagens tudo sendo bem relacionados com o perfil de cada um deles, se tornando um grande instrumento de divulgação da mesma.

    A temática mexe com o EGO das pessoas, falava daquela pessoa bem sucedida e a fã e/ou amiga invejosa que quer não apenas tomar tudo que ela tem, mas ser como ela, super bem sucedida e tendo todos e tudo ao seu dispor.

    Todo esse jogo, faz com que os telespectadores entre na trama e obsorva de tal maneira essas tendências, modos de agir e pensar que acabam por confundi a ficção com a realidade, além de tomarem para si uma postura de indignação, revolta e ódio para com o vilão que ao se deparar com o arqui inimigo de sua bela protagonista, acabam cometendo um ato de vingança e/ou violência para com o ator/atriz que interpreta esse vilão e não com o personagem da trama em si.

    A cena em questão entrou para a história da televisão brasileira que mostra o troco da mocinha (protagonista) Maria Clara (Malu Mader) batendo pra valer na vilã Laura (Claudia Abreu) por todas as armações e falcatruas que sua rival cometeu durante toda a trama.
    Gerando a felicidade e o alívio dos indignados, esse capítulo deu o que falar no dia seguinte, os comentários eram do tipo: "...bem feito, ela merece.." ou "se sou eu, faria pior", com certeza essa vilã é uma das mais mais das novelas e na minha opinião, essa sim, foi uma surra pra ninguém botar defeito.

    ResponderExcluir
  2. foi sem duvida a surra mais esperada do ano, sem contar a torcida, me recordo das promessas que minha avó fazia, caso tivesse a chance de dar uma surra na vilã Laura(Claudia abreu).dizia: "dava um ano da minha pensão pra enfiar a mão na cara dela #@*%$!!!"

    celio de souza técnica de comunicação-turma 316f

    ResponderExcluir
  3. Aí está uma cena que eu gostaria de ter feito. Além de tecnicamente bem feita, foi extremamente catártica. Acredito que todos que acompanharam “Celebridades” ansiaram pelo momento em que Maria Clara revidaria as vilanias de Laura. Claudia Abreu, como de costume, estava inteira em cena, nesta e ao longo de toda a novela. Esta atriz é, para mim, um exemplo de profissional, que se aprofunda na personagem e nos faz crer em sua veracidade. No entanto, mesmo deixando o país inteiro em polvorosa, não sofreu nenhum atentado ou agressão durante ou depois das gravações. "Eu estava esperando apanhar na rua, mas tive uma surpresa. As pessoas vinham me parabenizar pelo trabalho”, cita a própria em entrevista ao site Terra.

    Este fato me faz crer que atores atacados em função de uma novela não necessariamente o são por apresentarem uma interpretação tão fantástica a ponto de despertar a ira dos outros, mas porque esses outros são demasiado fracos e suscetíveis a “vivenciar” uma novela em detrimento de suas próprias vidas. Outro exemplo que posso citar, mas que não tem a ver especificamente com Celebridades, foi o fato de minha amiga ter atrasado sua festa de aniversário, pois a maioria de seus amigos estava assistindo ao último capítulo de “Caminho das Índias”. Como assim deixar de ir a uma festa ou chegar extremamente atrasado porque ficou assistindo a uma novela? E pior: a comemoração foi numa sexta, sendo que há reprise no sábado. A minha conclusão pode estar totalmente equivocada, mas não deixa de ser uma hipótese plausível.

    Obs.: Vale a pena ver a cena inteira e não essa versão reduzida.

    Ana Cristina Bandeira - Técnica de Comunicação - C316F

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Celebridade, foi uma novela escrita por Gilberto Braga, no período de Outubro/2003 a Junho/2004. O eixo central da novela conta sobre a rivalidade entre as personagens Maria Clara (Malu Mader) e Laura (Claúdia Abreu) , que se fazendo de amiga e fã de Maria Clara consegue um emprego na Produtora. Laura queria a qualquer custo tomar o lugar de sua rival na produtora e sentia muita inveja por ela ter uma vida boa, com fama e sucesso e ela ter uma vida pobre e miserável.
    A propósito Laura é uma vigarista de marca maior, a raiva e ódio que ela sentia por Maria Clara, devido ao noivo de Maria Clara ter roubado a autoria de uma canção feita pelo seu padrasto, leva Laura a querer se vingar de Maria Clara, quando ela se une ao seu cúmplice e amante e também vilão da trama Marcos vivido pelo ator Márcio Garcia para armar o plano de destruição de Maria Clara. Vale ressaltar que Laura também era uma “Cachorra” na Trama, e seu amante o “Michê”- como eles se chamavam uma ao outro na trama.
    Podemos afirmar que esse tipo de novela leva muitas vezes influência ao público fazendo existir várias “Lauras” espalhadas por ai. Hoje em dia, nos deparamos com muitas pessoas invejosas e hipócritas que tem atitudes como a de Laura, que fazem de tudo para trapacear as pessoas para obter status e sucesso.
    Esta cena foi a de maior ibope e esperada do público, pois Laura era odiada por todos, e quando Maria Clara deu uma surra em Laura para dar o troco por todas suas maldades, lembro que o público vibrava e dizia “Se fosse eu fazia pior, ela merece mas que uma surra, essa cachorra”.
    Entretanto a novela de Gilberto Braga entrou para o quadro de novelas de mais sucesso e ibope da Rede Globo, levando o público ao delírio com a cena da surra dada por Maria Clara (protagonista) a vilã Laura.

    ResponderExcluir
  6. Em todas as novelas encontramos as mocinhas e os vilões. A mocinha, aquela pessoa sempre sofredora e com dificuldades de reagir às maldades que sofre, emociona o público. Os vilões, mais interessantes, movimentam a novela com o senso de humor que geralmente possuem, além das crueldades que elaboram e executam.
    A Laura (Claudia Abreu) foi a grande estrela de Celebridade, tanto que ao selecionar em qual vídeo eu iria comentar identifiquei aquele que mais me marcou, que mais tenho as cenas vivas em minha memória. Não pude deixar de lembrar das cenas da Claudia Abreu com Marcio Garcia, que muito fazia o público rir. Era impagável.
    Gilberto Braga foi muito feliz ao escolher a dupla rival da novela: Malu Mader e Claudia Abreu para contracenar. O ponto ápice foi justamente a cena escolhida para comentarmos. Todo o público esperou por uma atitude mais enfática da mocinha Maria Clara, mas o grande momento foi melhor do que o previsto. A surra que a “cachorra” (Laura - como era chamada por seu companheiro Marcos) levou foi surpreendente, além de muito bem encenada.



    Luiz Eduardo Guimarães - C316F
    Técnica de comunicação
    Luiz Carlos Rotberg

    ResponderExcluir
  7. A Novela Celebridades escrita por Gilberto Braga, foi exibida em 2003, em que a atriz Malu Mader fazia a modelo Maria Clara Diniz, no caso a mocinha da cena e a atriz Claudia Abreu, como vilã da novela.

    Foi feito todo um enredo baseado nessas duas personagens, e o foco sempre se baseava nelas.

    A novela foi digna de vários prêmios recebendo por exemplo o troféu Troféu APCA e seu ibope na época era altíssimo.

    Com tantas maldades feitas por Laura, todos esperavam que a antagonista pagasse de maneira justa pelos seus atos. Do jeito que foi feito, como mostra o vídeo, ficou muito melhor do que alguns imaginavam e ficou marcado na memória dos telespectadores. Eu mesma assim que li Celebridades, já tinha certeza que o vídeo escolhido seria este.

    OBS: Claudia Abreu ganhou prêmio de melhor atriz na época, superando a expectativa de muitos, porém a mesma sofria quando andava pelas ruas. Por diversas vezes no ano de 2003, a atriz declarou que na rua as pessoas confundiam a vida real com a personagem e queriam agredi-la ou tomar outras atitudes. Ela, por sua vez, tinha que conversar com as pessoas, mostrar o “lado bom” dela.

    Michelle Caputo - turma: F

    ResponderExcluir
  8. Ficção ou realidade. A telenovela aborda assuntos diversos, tais como amor, ódio, família, solidariedade, inveja, traição, entre muitos outros. Ao tentar recriar situações comuns do modo mais próximo da realidade, constrói uma relação de afinidade e intimidade com o telespectador.
    Sendo envolvente, ela exerce um fascínio sobre o público, que é reforçado à medida que a trama vai se desenvolvendo. Quanto mais próxima da realidade do espectador o enredo estiver, maior a identificação dos mesmos com as histórias. Esse gênero da televisão brasileira, atrai uma enorme audiência e, cada vez mais, faz parte do cotidiano da sociedade.
    A novela, ao exibir diversos aspectos da nossa realidade e expor determinados problemas, influi na nossa rotina, comportamento e imaginário, estabelecidos pela familiaridade entre personagens e público. Os diversos tipos de caráter inseridos na trama, despertam no telespectador sentimentos que passam pelo carinho, admiração, desejo, chegando ao desprezo, ódio, raiva.
    Ao passar meses acompanhando uma dramaturgia, é comum as pessoas fazerem confusões entre personagem e ator. Portanto, não é raro acontecer cenas constrangedoras com o ator que interpreta o vilão de uma novela. Muitos já foram confundidos e agredidos na rua por telespectadores indignados com suas atitudes na trama. Um exemplo ilustrativo é o da atriz Claudia Abreu, que interpretou a vilã Laura, em Celebridades – exibida pela Globo em 2003. A antagonista da trama atiçou os piores sentimentos do público, por conta das suas vilanias contra a protagonista Maria Clara, interpretada por Malu Mader.
    A cena que mostra a surra dada em Laura por Maria Clara, com certeza vingou os milhares de espectadores que a detestavam. Superou as expectativas e trouxe um certo alívio ao público. Afinal, quem nunca ficou tão furioso com as maldades de um personagem e não sentiu vontade de surrá-lo?

    Camilla Alves - Turma 3F

    ResponderExcluir
  9. A novela CELEBRIDADE foi, sem dúvida alguma, um marco na história da televisão brasileira por consolidar e consagrar a moda do "jornalismo de celebridades", tão comum nos últimos tempos em todo o mundo.

    Diariamente, ao abrirmos os jornais, acessarmos nos sites de notícias ou passarmos numa banca de revista, é possível encontrar inúmeras publicações onde as "CELEBRIDADES" são o centro de todas as atenções.

    A novela "CELEBRIDADE" vem também consolidar a cultura do BBB no Brasil, reforçando ainda a máxima de Wandy Warhol que dizia que qualquer pessoa, algum dia, teria seus 15 minutos de fama. Cada um é claro, tendo um preço a ser pago.

    Vivemos portanto hoje numa sociedade que adora consumir as notícias sobre celebridades, sejam elas nacionais ou internacionais. As modas, os hábitos, as ondas de consumo são e estão sendo ditadas pelas celebridades ao redor do globo.

    No caso específico da cena entre Malu Mader e Cláudia Abreu, um verdadeiro "DUELO DE TITÂNS" o ódio dos telespectadores de todo do Brasil foi expurgado pelos "tabefes" dados por Maria Clara (Malu Mader) na cara da Laura (Cláudia Abreu), numa cena que marcou uma fase da novela, foi amplamente assistida e comentada em todo o país, trazendo de certa forma um grande alívio para todas as pessoas que a assistiram. Através da cena as pessoas sentiam como seu os seus "ódios e rancores" também estivessem sendo expurgados, transformando a ficção e trazendo-a à realidade do cotidiano Brasileiro.


    Francilene Pereira
    Turma 3F

    ResponderExcluir